Presidente da KTMA

Grand Master Jong Hwan Lee

Moo Duk Kwan Taekwondo principles have guided me through all my life; it is my life

A história do Grão-Mestre Lee

"Os princípios do Moo Duk Kwan Taekwondo me guiaram por toda a minha vida; é a minha vida"

A essência do Grão-Mestre Lee é revelada nesta simples declaração que ele diz sobre si mesmo.

Nasceu em Jan Dan Koon, Kyungkido, Coréia, em 10 de outubro de 1941. Aos doze anos, decidiu aprender Taekwondo para se proteger e vencer a timidez. Ele começou a treinar seis dias por semana em Yong Do Po, Seul, Coréia sob a Associação Moo Duk Kwon com o Mestre Myung K. Kang. Sua primeira faixa preta foi recebida em 1956, aos quinze anos, após o que se tornou assistente e instrutor. Como citado, o Taekwondo se tornou sua vida. De um menino tímido intimidado a instrutor, a Mestre e Grão-Mestre, Jong Lee nunca cessou seu treinamento.

Durante este tempo, ele também participou da Seleção Coreana em competições de luta. Ele acabou se tornando um instrutor de Taekwondo para o Departamento de Polícia Coreano (a 728ª Polícia Militar dos EUA) e assumiu a escola Yong Do Po em 1963, quando o Mestre Kang partiu para os Estados Unidos. Mais tarde, ele se juntou ao exército coreano e ensinou Taekwondo na Divisão Cavalo Branco e na Divisão Tigre no Vietnã.

Como faixa preta de quinto grau, Mestre Lee e colegas de Taekwondo Mestre Byung Yu, Ju Kim, Yung Ahn e Dan Choi vieram para os Estados Unidos em 1968 a pedido do Mestre Kang para competir no que foi anunciado como o primeiro EUA x Coréia torneio. O significado histórico deste evento tem seu lugar no Museu de Taekwondo em Taekwondowon. Todos, exceto Mestre Ahn, permaneceram para abrir dojangs nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, Mestre Lee simultaneamente frequentava a escola, trabalhava em um emprego regular e ensinava Taekwondo. Sua Roseville, Califórnia Dojang foi fundada em 1969 e permaneceu aberta desde então. Hoje, serve como o centro de Operações Globais para o Taekwondo Moo Duk Kwan da Coréia. Como a sede original na Coréia, fica diretamente na rua de uma importante estação ferroviária.

Ele foi promovido a 8º Dan em 1981 sob a Moo Duk Kwan e 9º Dan em 1990 (30 anos atrás).

Mestre Lee se refere a si mesmo como um “homem simples com soluções simples”. Essa simplicidade se desdobra em dedicação, autenticidade e amor. Ele diz: “sempre dê uma chance às pessoas”. Em todos os seus anos de experiência no Taekwondo, ele nunca se afastou das pessoas que desejavam aprender.

Pratica Taekwondo há mais de 67 anos. Em 1992 ele co-fundou a United World Taekwondo Association para compartilhar ainda mais seu conhecimento e compreensão do Moo Duk Kwan Taekwondo.

Sua dedicação ao Moo Duk Kwan começou na Coréia em 1953, quando começou a treinar e tem sido sua raiz de Taekwondo desde então. No início de sua carreira, ele se lembra de visitar o presidente Chong Soo Hong na sede da MooDukKwan e foi convidado a “sair para comprar um sofá para os convidados”, o que ele fez.

Em 2003, foi nomeado pelo Presidente Jae Kyu Chon como Presidente da Filial Pan-Americana da Associação Coreana de Taekwondo Moo Duk Kwan, segundo cargo de oficial mais graduado dentro do Kwan. Em 2019, após uma busca exaustiva, foi escolhido pelo presidente Chon para ser seu sucessor. Em sua busca, ele considerou muitos membros seniores e oficiais existentes; mas, depois de muita deliberação e discussões com outros líderes de Taekwondo Kwan, decidiu que queria que o Grande Mestre Lee o sucedesse como Presidente.

 

A lado, o presidente Jong Hwan Lee se encontra com o presidente H. C. Hwang, que lidera a organização original Moo Duk Kwan Soo Bahk Do, para discutir o programa de herança Moo Duk Kwan, colaborar no aniversário de 75 anos e construir um vínculo de amizade entre os dois ramos do Família Moo Duk Kwan”

Jong Hwan Lee se encontra com o presidente H. C. Hwang